O segmento de redes sociais vive uma segunda-feira, 13/06, movimentada. A Microsoft anunciou a compra da rede social LinkedIn por US$ 26,2 bilhões, com pagamento sendo feito à vista.
O anúncio foi feito pela empresa de Satya Nadella em um post de blog. A ompra das ações por US$ 196 cada avalia o LinkedIn em US$ 26,2 bilhões. O acordo deve ser concluído até o final deste ano e depende da aprovação dos acionistas do LinkedIn, de questões regulatórias e de certas condicionais.
Esta é a aquisição mais cara na história da Microsoft. Até então, o recorde era do Skype, comprado por US$ 8,5 bilhões. A divisão móvel da Nokia foi comprada por US$ 7,2 bilhões; e a Mojang (de Minecraft), por US$ 2,5 bilhões.
Segundo o comunicado de Nadella, a marca, cultura e independência da rede profissional continuam as mesmas, bem como o comando segue com o diretor executivo Jeff Weiner. Agora, porém, Weiner reportará diretamente a Nadella.
“A equipe do LinkedIn criou um negócio fantástico centrado em conectar os profissionais ao redor do mundo”, disse o CEO da Microsoft em um release. “Juntos poderemos acelerar o crescimento do LinkedIn, bem como o Microsoft Office 365 e os Dynamics conforme buscamos empoderar cada pessoa e organização no planeta”, completou.
No Brasil, o LinkedIn vive um momento de transiçaõ. O executivo Osvaldo Barbosa, que foi fundador da empresa no país, anunciou,no começo do mês, que está deixando a direção do LinkedIn na América Latina nos próximos três meses. Barbosa passará o cargo para Milton Beck, atual número 2 da empresa e diretor da área de Soluções e Talentos. Beck acumulará as duas funções.
A rede social para profissionais somava, até maio, 25 milhões de perfis, em meio ao cenário de crise econômica e altos índices de desemprego que atingem o país e está presente no Brasil desde 2011, quando abriu um escritório em São Paulo, mas com site em português desde 2010.
Em contrapartida, a Microsoft vive um momento de declínio dos seus produtos voltados para o consumidor. O MSN e o Skype estão perdendo a preferência do consumidor para produtos dos rivais Facebook e Google.
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42619&sid=5
Dep. MKT TCS