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Boa parte das empresas quer a transformação digital, mas muitas delas ainda nem começou a adotar o conceito no seu dia a dia, aponta levantamento do Gartner. Um estudo da consultoria mostra que 41% dos executivos de TI esperam que 41% das receitas venham dos negócios digitais, mas assumem que não estão suficientemente preparados.

Para o vice-presidente e analista do Gartner, Jorge Lopez, as empresas podem se transformar ao explorarem momentos ou aplicando recursos digitais a fim de criar novos mercados como Airbnb e Uber fizeram”, disse. “No entanto, muitas empresas irão achar mais fácil começar criando uma visão para o negócio digital para a sua indústria em particular”, completou o executivo. Para mudar esse cenário,sustenta o Gartner, CIOs devem repensar conceitos, capacidade, ativos e pesquisa:

Conceito: uma visão da indústria procura mudanças fundamentais que irão afetar muitas dimensões de negócios e operações. Um fabricante de autopeças, por exemplo, o qual permite que lojas de reparação criem peças em 3D, ao invés de ter que encomendá-las e esperar pela entrega. Nesse caso, o fabricante não teria de comprar matérias-primas, gerenciar fornecedores, fabricar peças e distribuí-las aos revendedores – o que consequentemente traria economia ao negócio. Mas outros desafios surgiriam, como a criação de uma descrição digital exata de cada peça, certificando-se de que oficinas de reparação tenham o equipamento adequado, experiência em processos e materiais para imprimi-lo.

Capacidades: a empresa precisa de novas capacidades para fazer o negócio digital funcionar. Tais recursos exigem conhecimentos que a empresa ainda não tem. No exemplo acima, o fabricante de peças teria de comercializar o serviço de impressão 3D em uma nova maneira, para um novo público, e ele teria de fornecer treinamento para fornecedores. A empresa pode desenvolver algumas capacidades internas, mas terá que encontrar parceiros (uma empresa de impressão 3D, por exemplo) para montar o negócio e pode precisar de adquirir empresas.

Ativos: a companhia precisa de um conjunto diferente de ativos para executar o negócio, incluindo pessoas, dados e propriedade intelectual (IP). A fabricante de peças terá de reforçar suas habilidades em modelagem 3D, seu conhecimento, criar bases de dados e redes para enviar arquivos certos rapidamente e iniciar um programa de marketing digital para manter oficinas de reparação envolvidas. Desde que a nova abordagem dê à empresa vantagem competitiva, ela deve desenvolver e proteger o seu IP – um desafio complexo, uma vez que deve colaborar com parceiros que têm seu próprio IP.

Pesquisa: o novo negócio digital não é estático; ele irá se expandir para novas áreas. A empresa terá de manter um programa de pesquisa projetado para agregar valor ao negócio e terá de experimentar continuamente novas possibilidades – as quais, por sua vez, irão demandar novas tecnologias, de modo que a empresa vai precisar de parcerias, especialmente com universidades.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42563&sid=100#.V17APrsrLIU

Dep. MKT TCS

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