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TCS Notícias 006/2012: Conheça os cinco maiores desejos das empresas para o uso de cloud

 Nos últimos dois anos, muitas empresas se depararam com uma das mais importantes ponderações da área de TI: que papel o cloud computing terá em meu negócio?. Enquanto muitas delas parecem entender melhor o conceito, poucas podem responder com certeza à questão sobre seu papel nas estratégias de negócios.

Com pesquisas mostrando que empresas tendem a frear implementações em nuvem – pelo temor do que pode vir a acontecer – parece que os administradores de TI encontraram mais facilidade para explicar o que a nuvem não pode fazer. Isso não significa que o mundo corporativo quer que a nuvem falhe, e há muitas evidências que provam o contrário.

Mas então, o que falta? A seguir, uma lista com os cinco principais desejos das empresas para que o cloud computing tenha sucesso:

1 – Estratégia efetiva de custo para armazenamento em massa
O alto custo de hospedar um repositório de dados na nuvem tem sido uma das maiores barreiras para sua adoção. Por outro lado, o desenvolvimento de servidores departamentais explodiu nos últimos cinco anos, por conta do baixo custo de armazenamento – US$ 100 compram 2 GB. Embora o custo de armazenamento corporativo seja cinco vezes maior, os custos na nuvem são de dez a trinta vezes maiores. Enquanto os preços de armazenamento em nuvem estiverem acima dos preços corporativos, a maior parte das empresas ficará longe do armazenamento em massa na nuvem.

2 – Métodos holísticos para armazenamento hierárquico
Já existem múltiplas opções tecnológicas para armazenamento de dados no data center – in memory, flash driving e mídias rotativas. A nuvem adicionou um outro nível e, presumindo-se que o armazenamento em nuvem desenvolverá níveis de preço e desempenho, pode se adicionar aí mais dois níveis. Para controlar a migração de dados entre estes níveis, os planejadores de cloud precisam de um mapa do que está armazenado em casa e na nuvem, e este precisa ser baseado em políticas para acesso eficiente, preço e disponibilidade.

3 – Um conjunto padronizado de APIs de gerenciamento para SaaS, PaaS e IaaS
Especialistas familiarizados com gerenciamento de redes e de equipamentos sabem que cada categoria de equipamento de rede tem um MIB (Management Information Base) básico que pode ser estendido para equipamentos especiais ou funcionalidades específicas. Eles gostariam do mesmo para a nuvem: determinar padrões de gerenciamento para múltiplos provedores e modelos de nuvem.

4 – Um modo auditável de gerenciar a segurança na nuvem
Muitas empresas não apresentam a segurança como o primeiro obstáculo para a adoção da nuvem, mas os custos. Mas todos concordam que, quando a questão do custo for solucionada, a segurança surgirá como a maior dor de cabeça. Conquistar certificações governamentais de segurança ajuda, mas não é definitivo, particularmente no setor privado. As empresas precisam de uma prática de auditoria que possa verificar os níveis de risco e validar métodos de proteção. Alguns provedores oferecem essa funcionalidade, mas as empresas continuam preocupadas com o mercado em geral.

5 – Cobertura realista do mercado de cloud, com dados precisos sobre custos e benefícios
O maior problema oculto nos projetos de nuvem são as confusões sobre o conceito e as falsas expectativas sobre os benefícios da tecnologia. Muitos líderes, condicionados pelas promessas de economia, acabaram levando para a nuvem aplicações para as quais não há benefícios comprovados. As dúvidas que os administradores de TI lançaram ao mercado têm sido ignoradas. Seria extremamente útil se os líderes de negócios adotassem projetos de cloud com um senso real de benefícios e economia.

*Com pesquisas de consultorias de mercado

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=28827&sid=97 

 

 

“Tecnologia e seu uso consciente!’’

 

A TCS analisa este artigo baseado nas experiências dos projetos de Telecom desenvolvidos nos ultimos anos. Muitos Gerentes e Diretores de TI tendem a ter certas dificuldades em vender os projetos de TI e Telecom internamente a sua própria empresa e seus superiores. Uma das dicas que a TCS oferece é que a Tecnologia não se justifica pior si só, mas deverá estar atrelada a uma serie de vantagens saudáveis a quem vai usufruir dela, os usuários e os clientes da empresa.  Por isso, há de ser necessário um estudo de riscos e tendências em longo prazo, benefícios às áreas envolvidas, impacto sobre os processos, sistemas e pessoas envolvidas. Ou seja, os projetos de TI e Telecom deverão conter perspectivas de suas influencias nos sistemas, nos processos e pessoas. A redução de custo que uma Tecnologia nova se propõe a gerar só é o pré-requisito para se justificar financeiramente o ROI do projeto, mas os custos/benefícios são possíveis mensurar com planejamento consciente e uma análise 360°.

Tags:  Cload Computing;  SaaS; PaaS ; IaaS; Auditoria; Provedores; ROI; Processos; Estudo de Riscos; Sistemas.

Dep. Mkt TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )

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