TCS Notícias 066/2015: Internet das Coisas coloca gestor de segurança como protagonista

TCS Notícias 065/2015: Profissionais de TI assumem despreparo para lidar com Internet das Coisas
19 de outubro de 2015
TCS Notícias 067/2015: Rio 2016 gera empregos em TI além da cidade do Rio de Janeiro
19 de outubro de 2015
Exibir tudo

TCS Notícias 066/2015: Internet das Coisas coloca gestor de segurança como protagonista

 
A Tecnologia da Informação será remodelada pela Internet das Coisas e o CIO tem a missão de entender o momento de transformação, sustenta o Gartner. De acordo com a consultoria, mais de 20% das empresas terão serviços de segurança digitais dedicadas à proteção dos negócios, usando dispositivos e serviços na Internet of Things (IoT) até o final 2017.
“A Internet das Coisas agora invade o mundo físico e traz um novo elemento importante: a preocupações com a segurança. Em especial, quando bilhões de coisas começarem a transportar dados”, alerta Ganesh Ramamoorthy, vice-presidente de pesquisas do Gartner. E é aqui que a Internet das Coisas redefinirá a segurança. “As empresas devem remodelar a TI e as estratégias de segurança cibernética para traçarem metas de negócios digitais”, recomenda o analista.
Em um mundo IoT, a informação é o “combustível” usado para alterar o estado físico de ambientes por meio de dispositivos que não são computadores de uso geral. Esses equipamentos e serviços são projetados para fins específicos, colocando a segurança em risco. Desta forma a IoT está em um ponto de inflexão visível para a segurança de TI. Assim o Gartner afirma que o Chief Information Security Officer (CISO) estará na linha de frente de sua governança e gestão emergente e complexa.
A governança, gestão e operações de segurança terão de ser significativas para responsabilidades ampliadas, semelhantes às provocadas pelo movimento do Bring Yor on Device (BYOD), mobilidade e cloud. Porém, tudo isso em escala maior avisa Ramamoorthy. “Em última análise, os requisitos para obtenção da Internet das coisas vai ser complexo, forçando CISOs a usarem uma mistura de abordagens de arquiteturas móveis e em nuvem, combinados com controle industrial, automação e segurança física”, completa o analista do Gartner.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40756&sid=46#.ViTS036rTIU
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *