TCS Notícias 054: Datacenters serão menores, mas consumirão mais energia

TCS Notícias 053/2012: Minicom promete investir R$ 40 milhões em cidades digitais
29 de março de 2012
TCS Notícias 055: Anatel promete acelerar regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia
5 de abril de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 054: Datacenters serão menores, mas consumirão mais energia

 
Para resolver esses problemas de custos, Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner, apontou algumas tendências que devem ser comuns às empresas daqui cinco anos.

Os Datacenters serão menores, mas demandarão mais dos seus equipamentos, precisarão de mais energia e, por isso, serão mais quentes. A afirmação foi feita por Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner, ementrevista coletiva realizada na terça-feira (03/04) durante o Gartner Data Center – Infrastructure & Operations Summit.

Segundo ele, centro de dados modernos são diferentes dos utilizados atualmente. Eles são desenhados em torno da eficiência e, por isso, são mais densos e consomem mais energia por rack. Entre as tendências de design que surgem estão datacenters pequenos, mais densos, com escala vertical, soluções modulares e utilização das temperaturas ambientes para a refrigeração – por isso eles passam a ser construídos nas regiões mais geladas dos países.

“A energia e refrigeração são pontos importantes por causa dos custos. Tem ano que o crescimento dos gastos com energia é acima de 15%. Porém, para isso, existem várias maneiras de deixar a tecnologia mais eficiente”, explicou. Para resolver esses problemas de custos, Cecci apontou algumas tendências que devem ser comuns daqui cinco anos.

DCIM: Data Center Infrastructure Management ou o Gerenciamento Unificado das Infraestruturas de TI e de Facilities

CHP (Combined Heat and Power): calor e energia combinados, ou seja, arquitetar a produção de calor e energia a partir da mesma fonte, seja por turbinas de gás, células de combustível ou microturbinas;
Armazenamento térmico: sistemas que armazenam a energia gerada durante a noite, quando os resfriadores em geral operam de forma mais eficiente. Posteriormente, liberam essa energia durante o dia, quando os custos de energia são mais altos;
Resfriamento geotermal: quando os datacenters aproveitam a energia do ambiente para realizar o resfriamento. Isso se aplica a modelos construídos em regiões mais frias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *