TCS Notícias 052/2014:Conheça o aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço móvel

TCS Notícias 051/2014: Nono dígito na telefonia móvel será implementado em cinco Estados neste domingo
31 de outubro de 2014
TCS Notícias 053/2014: Streaming desafia Globo.com para as Olimpíadas 2016
25 de novembro de 2014
Exibir tudo

TCS Notícias 052/2014:Conheça o aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço móvel

 

A Anatel coloca à disposição da sociedade  aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular. O APP Serviço Móvel está disponível para celulares com sistemas Android e iOS, nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store, respectivamente. 

Com o novo aplicativo, o usuário poderá consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O usuário poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. Será possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.
Tela do histórico dos indicadores 
O aplicativo permite também que o usuário visualize em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G), por operadora. Com isso, os usuários poderão se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço. 
Também é possível realizar a consulta por meio de uma versão web do aplicativo disponível na página da Anatel na internet ou pelo endereço http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/.
A consulta pode ser ativada por meio do sistema de geolocalização do celular ou manualmente – situação em que o usuário escolhe o município que deseja pesquisar. As informações são disponibilizadas pela Anatel e atualizadas mensalmente. 

Indicadores – Serviço de voz

Telas do mapa e do ranking
 
Para o indicador de acesso à rede, a referência é 95% ou superior. A barra de cor verde indica o atendimento ao indicador estabelecido.  A barra de cor amarela expressa o indicador entre 85% e 94,99%. A barra de cor vermelha indica valor abaixo de 85%.
A referência para o indicador de queda da rede de voz é de 2% ou inferior. A barra de cor verde indica o atingimento do indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 2,01% e 4,99%. A barra de cor vermelha indica valor igual ou superior a 5%.

Indicadores – Serviço de dados

Para o indicador de conexão de rede, a referência é 98% ou superior. A barra de cor verde indica o atendimento ao indicador estabelecido.  A barra de cor amarela expressa o indicador entre 80% e 97,99%. A barra de cor vermelha indica valor abaixo de 80%.
A referência para o indicador de desconexão da rede de dados é de 5% ou inferior. A barra de cor verde indica o atingimento do indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 5,01% e 10%. A barra de cor vermelha indica valor superior a 10%.
As barras em amarelo e em vermelho indicam o descumprimento dos parâmetros de qualidade estabelecidos.
Fonte: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=35479
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *