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TCS Notícias 046/2016: Uso de OTTs de mensagens chega a 92% no pós-pago e 88% no pré-pago

 

Uma pesquisa divulgada pela CVA Solutions nesta quinta-feira, 07/07, mostra a força dos OTTs de mensagens junto aos consumidores brasileiros e o impacto delas no negócio de valor adicionado das operadoras móveis. Segundo o levantamento, o uso de OTTs como o WhatsApp, por exemplo, subiu de 77% para 88% no pré-pago e de 86% para 92% no pós-pago. Em 2013 o aplicativo era utilizado por apenas 14,9% dos usuários do pré-pago.
Já o uso do SMS, que durante anos foi o carro-chefe de receita de dados das teles, segue em queda livre, mas ainda tem um bom percentual. No pré-pago, o consumo de mensagem de texto caiu de 81,4%, em 2015, para 71,3%, em 2016. No pós-pago, o uso do SMS continua caindo, mas ainda é opção para 75,1%.
O estudo mostra ainda que no pré-pago, o Wi-Fi é o principal meio para o consumo de dados com 44,5%. O 3G aparece com 39% e o 4G está com apenas 14,9%. No pós-pago, esses números de acesso à rede mudam. Aqui, o consumo de dados acontece principalmente via 3G (37,2%), a rede 4G cresce muito e já alcança 24,8% e o Wi-Fi fica com 6,8% (acesso na rua e não em casa).
O estudo constata ainda que os gastos médios mensais com telefonia celular foram reduzidos em mais de 13% no pré-pago (de R$ 41,00 para R$ 36,00) e em mais de 16% no pós-pago e controle (de R$ 96,00 para R$ 81,00). O relatório da CVA Solutions aponta também que a satisfação dos usuários com a rede de dados móveis das operadoras aumentou e as reclamações sobre problemas diminuíram.
No pré-pago, a satisfação com a rede de dados melhorou de 43,3%, em 2015, para 56,3%. E no pós-pago o aumento de satisfação foi de 46,9% para 63,3%. As reclamações sobre problemas – como ausência de sinal, atendimento, etc. – também diminuíram, sendo que cerca de 12% dizem não ter queixas sobre os serviços. Em 2015, 10% dos usuários de pré-pago e 8% dos de pós-pago não tinham queixas.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42904&sid=17#.V59qkPkrLIU
 

 
 

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