TCS Notícias 140/2012: Brasil ganha destaque mundial no uso de SaaS

TCS Notícias 139/2012: Teles vão usar IPTV para fidelizar cliente banda larga
20 de novembro de 2012
TCS Notícias 141/2012: Justiça gaúcha aplica multa milionária à Oi por cobrança indevida
5 de dezembro de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 140/2012: Brasil ganha destaque mundial no uso de SaaS

 

As empresas abraçaram o Software como Serviço (SaaS). Pesquisa do Gartner mostra que 71% da organizações vem utilizando esse modelo por menos de três anos. E aqui uma constatação importante: O Brasil teve o maior número de novos usuários. Entre as empresas entrevistadas, 27% resportaram que adotam o modelo por menos de um ano. 
Como justificativa para a rápida adoção do SaaS, as empresas informam que o principal motor para o uso do modelo é a necessidade de adotar novas soluções ou a substituição das existentes. E os aportes tendem a crescer ainda mais. Isso porque o levantamento constatou que em todas as regiões – Estados Unidos, Europa, América do Sul e Ásia/Pacífico – 77% das empresas entrevistadas disseram que vão ampliar os gastos com projetos nessa área, enquanto 17% planejam manter os investimentos atuais com o modelo.
Mais de 80% das empresas entrevistados no Brasil e na Ásia/Pacífico planejam aumentar os investimentos com aplicações SaaS nos próximos dois anos. Os EUA e países europeus não ficam muito atrás. As companhaias norte-americanas, por exemplo, disseram que os gastos nessa área crescerão 73%. Entre as europeias, 71% têm intenção de ampliar as contratações de SaaS.
Para Charles Eschinger, vice-presidente de pesquisa do Gartner, o modelo on-demand de software está no mercado há mais de uma década, mas a sua adoção foi impulsionada nos últimos cinco anos, com a popularização da computação na nuvem. “As preocupações iniciais com segurança, tempo de resposta e disponibilidade de serviço diminuíram”. 
Entre as aplicações de SaaS mais usadas estão os sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM), Enterprise Content Management (ECM) e controle da cadeia de suprimentos (SCM). Essas aplicações antigas que rodam dentro de casa estão migrando para a nuvem. 
“A decisão de implantar aplicativos corporativos baseados em SaaS depende muito da criticidade do negócio, bem como a geografia, agilidade das operaçõesos negócios e arquitetura da TI”, completa o executivo do Gartner.
o estudo da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), divulgado nesta quarta-feira, 28/11, ratifica o levantamento do Gartner. Documento sustenta que as ofertas de software como serviço (SaaS) abrem frentes para os países emergentes, assim como o big data – com a necessidade premente de avaliação da informação armazenada. 
A receita projetada para SaaS é de US$ 33 bilhões em 2012, o que significa um crescimento de 57% em relação a 2011. Baseada em informações da Capgemini, a UNCTAD aponta o Brasil e a China como os países com a adoção mais rápida de computação na nuvem. As pequenas e médias empresas tendem para os serviços públicos de cloud. Já as grandes corporações, preferem as nuvens privadas.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32498&sid=97 

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *