TCS Notícias 138/2012:IPv.6: Serpro passa a ser um ponto de interconexão no Brasil

TCS Notícias 137/2012: Anatel cobra qualidade e desautoriza novo serviço da TIM
20 de novembro de 2012
TCS Notícias 139/2012: Teles vão usar IPTV para fidelizar cliente banda larga
20 de novembro de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 138/2012:IPv.6: Serpro passa a ser um ponto de interconexão no Brasil

 
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (NIC.br) elevou o Serpro ao grau de Ponto de Interconexão IPv6. Isto significa que, além de estar compatível com este novo protocolo, o Serpro passa a ter um papel ativo na disseminação e crescimento do tráfego IPv6 no Brasil. Agora a empresa servirá de trânsito para as instituições governamentais que desejarem se comunicar neste formato.
Esse novo serviço se tornou possível graças à adaptação da infraestrutura de fibras óticas da Infovia Brasília, realizada em parceria com Telebras e Ministério do Planejamento. A evolução permitiu que o ponto de troca de tráfego do NIC.br, em Brasília, fosse construído sobre uma malha de fibras óticas de alta capacidade.
Desde 2010, o Serpro suporta a publicação de conteúdo web em IPv6. Agora os clientes da empresa têm à sua disposição acesso privilegiado a essa “nova” internet, tanto para divulgar seus conteúdos, portais e aplicações como também para fornecer acesso a seus usuários.
Estudo realizado pela BT, provedora de serviçso de Telecom, aponta que 13% das organizações já implementaram o IPv6 em toda ou em parte de suas redes – bem acima dos 5% que utilizavam o IPv6 em 2011. 
O levantamento apura ainda que mais de 44% dos entrevistados planejam implantar o IPv6 em dois anos, tanto em razão da crescente expansão da Internet quanto do rápido esgotamento dos endereços IPv4 – o antigo sistema de endereçamento da Internet.
Em setembro, o coordenador de projetos do NIC.br – e da iniciativa IPv6.br – Antonio Moreiras, ditou o ritmo nacional. “Não podemos dizer que o Brasil está atrasado. Ele seguiu a linha mundial, Mas, agora, é necessário planejar”. 
Segundo ele, aqui, o momento é o de acelerar a estratégia de migração de serviços Internet, entre eles, o governo eletrônico. Segundo ainda o coordenador do NIC.br, as operadoras de telecom estão fazendo a parte delas e há uma previsão que as infraestruturas estejam preparadas para o novo protocolo até dezembro.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32377&sid=4 
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *