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Ao participar voluntariamente de audiência no Senado Federal para discutir a qualidade dos serviços da telefonia móvel, o vice presidente da TIM, Mario Girasole, refutou as acusações de que a operadora derruba intencionalmente ligações feitas por clientes. Segundo ele, o relatório da fiscalização da Anatel que sustenta a prática “tem conclusões erradas porque parte de premissas erradas”.
“Uma coisa é a discussão sobre a qualidade, outra é a ética do negócio, visto que o que existe é uma acusação de fraude, e fraude é crime. E crime precisa ter respaldo técnico e documental de altíssima segurança para ser colocado nas costas de pessoas físicas ou jurídicas”, afirmou Girasole.
A operadora argumenta que a fiscalização utilizou “metodologias inadequadas para concluir a suspeita de que a TIM adotou práticas criminosas”. Para Girasole, o documento “tem erros básicos” porque considera causas externas, como queda na rede de outra operadora, fim da bateria ou mesmo o deslocamento dos clientes.
Mais significativo, porém, é a afirmação do executivo de que “a rede é agnóstica, não sabe qual o plano de serviço do usuário”, uma vez que a bilhetagem se daria por um sistema à parte. Além disso, ele apresentou aos senadores um levantamento da empresa sobre os problemas identificados no mesmo dia da fiscalização (8/3/2012) no qual a distribuição das quedas nas chamadas seria equivalente entre os planos Infinity e não Infinity.
A “ignorância” da rede sobre os planos dos clientes, porém, poderia ser contestada pelo teor do próprio Processo Administrativo de Descumprimento de Obrigações (PADO) instaurado pela agência sobre o caso. Segundo o documento, a fiscalização conseguiu diferenciar pela numeração as ligações feitas com base na tarifação tradicional, por minutos, daquelas cuja cobrança se dá sobre as chamadas.
Independentemente de quem está correto, para a TIM o estrago já foi feito. “As conclusões partem de premissas erradas. Mas a divulgação já afetou a imagem da empresa. Descuidos de natureza técnica, ao serem vazados, viraram fatos. E para reverter essa queda de imagem levaremos muito tempo. Para nós é importante uma rápida, célere averiguação, seja da Anatel, seja do Ministério Público”, concluiu o vice presidente da TIM. 

Fonte:http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=31428&sid=8
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br)

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