TCS Notícias 103/2012: Brasil testa modelo de 0800 para acesso à Internet

TCS Notícias 102: TCS fecha parceria com Provedor de Internet em Campos do Jordão !
11 de julho de 2012
TCS Notícias 104/2012: Ameaça de punição do governo derruba ação da TIM na Bovespa
13 de julho de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 103/2012: Brasil testa modelo de 0800 para acesso à Internet

 

Incentivadas pelo Ministério das Comunicações, as operadoras móveis vão iniciar, no próximo sábado, 14/7, um projeto piloto de acesso gratuito a páginas da Internet, no mesmo modelo utilizado para ligações telefônicas para números 0800. 
A experiência inicial envolverá 80 moradores da cidade de São Sebastião, no Distrito Federal e deve durar 15 dias. Selecionados pelo governo do DF, eles usarão smartphones emprestados pelas empresas Vivo, Tim, Claro e Oi e poderão acessar, sem custos, uma página preparada para o teste. 
Nessa página – bandalarga.0800.br – é possível acessar notícias e serviços locais, como ofertas de emprego, linhas e horários de transportes públicos, informações sobre concursos e atividades culturais. Não será possível acessar outros sites da Internet. 
“Costumamos criticar as ‘jabuticabas’ que por vezes são impostas ao setor, mas essa é uma jabuticaba boa, algo inédito no mundo e que exigirá ainda mais trabalho, até porque não existe referência de um serviço como esse em nenhum lugar”, festejou o diretor executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a ideia é especialmente relevante por conta da Lei de Acesso à Informação, como forma de o governo disponibilizar dados aos brasileiros. “Mas faz sentido para outros setores, como talvez os bancos e sites de vendas, cujo acesso gratuito pode ser um incentivo.”
Pelo projeto, a remuneração pelo serviço deve ser feita pelos sites gratuitos, como acontece nas chamadas 0800 – e exigirá alterações no regulamento da Anatel sobre esse tipo de chamada. Mas as operadoras já veem outros ganhos, desde incentivar o uso de smartphones independentemente da gratuidade, até a nova desculpa para pedir novas faixas de frequência. 
“Se esse serviço tiver o alcance que imaginamos, vamos precisar de mais espectro”, disse Levy. O alvo mais óbvio são os milhões de brasileiros que utilizam celulares pré-pagos, mas o modelo pode perfeitamente funcionar nas conexões fixas de Internet. 

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=31108&sid=8 

Site citado asima: http://bandalarga.0800.br/?page_id=2 

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *