TCS Notícias 080/2012: ONU reage ao controle arbitrário da Internet

TCS Notícias 079/2012: Copa 2014: Atraso em TI é mais um impasse com a FIFA
28 de maio de 2012
TCS Notícias 081/2012: Tesa Telecom e Algar miram M2M para consolidar MVNO
1 de junho de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 080/2012: ONU reage ao controle arbitrário da Internet

 

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas divulgou um relatório com sérias preocupações sobre diferentes formas de controle da Internet e o impacto no direito a comunicação e à privacidade, inclusive naquelas “justificadas” como meios de proteção aos direitos de propriedade – a começar por leis que permitem a desconexão de usuários. 
“[O Conselho] está alarmado pelas propostas de desconexão de usuários de acessos à Internet por violações de direitos de propriedade intelectual. Isso também inclui legislações baseadas no conceito de ‘resposta gradual’, que impõe uma série de penalidades aos infratores de copyright que podem levar a suspensão o serviço de Internet, como a lei dos três ataques – three strikes law, francesa – e o Decreto da Economia Digital de 2010, do Reino Unido”. 
Para as Nações Unidas, “qualquer legislação que restrinja o direito à liberdade de expressão precisa ser aplicada por um organismo independente de qualquer influência política, comercial ou outras, de forma que não seja nem arbitrária ou discriminatória, com salvaguardas adequadas contra abusos”. 
Em essência, o Conselho de Direitos Humanos entende que medidas como essas só são aceitáveis em casos específicos – como pornografia infantil, discursos de ódio, difamação, incitamento ao genocídio e racismo. “O uso arbitrário de leis criminais para punir expressões legítimas constitui uma das formas mais graves de restrição de direitos”.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=30585&sid=4

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *