TCS Notícias 071/2016: LinkedIn: novas tecnologias vão, sim, roubar vagas até 2020

TCS Noticias 070/2016: Black Friday faz varejista antecipar compras e venda de smartphones dispara no 3º tri
21 de novembro de 2016
TCS Notícias 072/2016: Telefónica Vivo diz que não quer a Sky, mas admite uma possível avaliação
21 de novembro de 2016
Exibir tudo

TCS Notícias 071/2016: LinkedIn: novas tecnologias vão, sim, roubar vagas até 2020

O CEO do LinkedIn, site de recrutamento comprado pela Microsoft, Jeff Weiner, foi bastante pessimista com relação à oferta de empregos até 2020. Segundo ele, as novas tecnologias, como a inteligência artificial e os sistemas cognitivos, vão ‘roubar’ cinco milhões de vagas no mundo.

“Nos próximos quatro anos estão prevendo que sete milhões de empregos vão desaparecer, mas como dois milhões de empregos serão criados com o avanço da tecnologia, o déficit ficará nos cinco milhões. Uma cifra alta, mas que será inevitável”, disse o executivo, em um evento nos Estados Unidos.
Os dados apresentados pelo CEO do LinkedIn já foram colocados ao mercado por um relatório da consultoria Forrester Research. O estudo apontava que os sistemas de inteligência artificial vão substituir 7% dos empregos nos Estados Unidos até 2025. O levantamento mostra ainda que os robôs, as máquinas inteligentes e os sistemas de machine learning substituirão 16% dos trabalhadores norte-americanos. Mas as novas tecnologias também vão gerar empregos – 9%, o que determina esse índice de 7%.
O estudo, feito por Craig LeClair e J.P. Gownder, mostrou que os robôs vão substituir alguns trabalhadores humanos, mas que a tecnologia também vai criar empregos novos e mais interessantes para as pessoas. Tanto que a consultoria projeta a criação de 13,9 milhões de novos postos de trabalho nos Estados Unidos nos próximos nove anos.

O relatório da Forrester Research apontou que os funcionários de suporte administrativo e de escritórios serão “aqueles destruídos mais rapidamente” com a maior perda de empregos nesta categoria acontecendo entre 2016 e 2020. Já os que trabalham com vendas e outros cargos relacionados precisam ficar atentos, completam os analistas.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=44043&sid=46#.WDNU1rIrLIU

DEP MKT TCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *