TCS Notícias 060/2016: Equinix vai fornecer cabo submarino para rede internacional da Algar e do Google

TCS Notícias: 059/2016: Modelo de telefonia fixa no Brasil é arcaico e se esgotou
19 de setembro de 2016
TCS Notícias 061/2016: Internet das Coisas e Banda Larga são pautas do Brasil na UIT
26 de outubro de 2016
Exibir tudo

TCS Notícias 060/2016: Equinix vai fornecer cabo submarino para rede internacional da Algar e do Google

A Equinix foi selecionada pelos investidores da Monet Submarine Cable para apoiar a instalação de um cabo submarino entre Brasil e Estados Unidos. A fibra ótica, prevista para ser entregue em 2017, ligará o site da companhia em Miami a Fortaleza (CE) e Praia Grande (SP), de onde ocorrerá a distribuição do tráfego pela América do Sul.
As infraestruturas de chegada dos cabos nas duas cidades brasileiras serão fornecidas, respectivamente, pela Angola Cables e pela Google. O cabo terá seis pares de fibras e tecnologias de transmissão ótica de alta qualidade, com uma capacidade inicial de 60Tb/s. A partir da ligação em Miami, haverá ainda conectividade sem emendas a muitos sistemas de cabos vizinhos, a fim de estender a capacidade para outros locais da América do Norte e da Europa.
A Monet é propriedade da Algar Telecom, empresa brasileira de telecomunicações, da Angola Cables, companhia angolana de telecom que opera no mercado de varejo, da ANTEL, organização de telecomunicações uruguaia, e da Google. Em comunicado, a Equinix destaca que a Brasil-EUA está sendo cada vez mais usada, uma vez que mais e mais empresas se instalam na América Latina e requerem conectividade de alta largura de banda entre estes mercados.
“Temos visto uma forte demanda de clientes de rede, cloud e conteúdo que desejam aproveitar nosso data center MI3 em Miami para acesso ao mercado latino-americano”, conta Ihab Tarazi, diretor de tecnologia da provedora de serviços de data center.

De acordo a TeleGeography, mais de US$ 1 bilhão serão gastos na construção de cabos submarinos para a América Latina e o Caribe entre 2015 e 2016. Atualmente, mais de 99% do tráfego global de dados é feito por cabos submarinos de fibra ótica, com menos de 1% restante realizado por sistemas de satélite.
As redes são uma parte essencial dos negócios, da educação, do governo e das comunicações domésticas. Muitas tendências de redes residenciais, comerciais e de IP móvel estão sendo geradas, em grande parte, por uma combinação de aplicações de vídeo, de redes sociais e de colaboração avançada, denominadas “rede visual”.

Para continuarem competitivas, as operadoras de rede estão expandindo sua infraestrutura para atender à demanda desses novos serviços — e se voltando para data centers que oferecem não apenas toda a conectividade entre redes, mas também agem como pontos de agregação para clientes de um mesmo setor.

*Com informações da Equinix

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43466&sid=8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *