TCS Notícias 059/2015: Serviços na nuvem crescem, mas ainda têm muito espaço no Brasil

TCS Notícias 058/2015: Dell cria ambiente de prova de conceito para Internet das Coisas no Brasil
29 de setembro de 2015
TCS Notícias 060/2015: São Paulo lança projeto Pitch.Gov.SP para atrair startups
29 de setembro de 2015
Exibir tudo

TCS Notícias 059/2015: Serviços na nuvem crescem, mas ainda têm muito espaço no Brasil

Os serviços de Cloud Computing cresceram de 8% para 17% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, e-mail, armazenamento e backup, revela estudo “A Conectividade nas Empresas Brasileiras”, feito pela Embratel/Teleco, com 400 empresas de pequeno, médio e grande portes de TI no país. Segundo o levantamento, o mercado brasileiro ultrapassou a fase de conhecimento e começou a aderir à tecnologia da nuvem.
Na área de Data Center, a pesquisa indica boas oportunidades para os serviços de armazenamento, pois 75% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos e 13% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários. A hospedagem externa é uma realidade para 7% das companhias. Esses itens vão merecer atenção especial nos próximos anos.
A mobilidade também foi destacada no levantamento. Com o aumento do uso de dispositivos móveis – como tabletes e celulares -, as empresas estão tendo que aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device), que permite que os funcionários levem para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais. A pesquisa aponta que 59% dos entrevistados já permitem esse uso. 
Em função disso, o estudo aponta que haverá ma demanda maior para a contratação de MDM (Mobile Device Management) para segurança e gestão dos dispositivos. Hoje, diz o relatório, os aplicativos MDM estão presentes em 30% das empresas, que já se preocupam com a adoção de políticas para evitar eventuais invasões. O levantamento destaca ainda que a voz – mesmo com uma forte tendência de queda – segue sendo o canal de comunicação mais usado pelas corporações no dia a dia.

O estudo mostra que 69% das empresas usam a voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários; 59% para falar com os fornecedores e 56% para relacionamento com os clientes. “Identificamos uma queda significativa no uso de voz, que registrou 80% na primeira onda. Apesar disso, a comunicação por voz ainda é predominante”, diz o Diretor Executivo da Embratel, Marcello Miguel. A pesquisa Embratel/Teleco foi feita nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40744&sid=97#.Vgp7qflViko

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *