Em julho, o Brasil contava com 252,57 milhões de chips de celular ativos, segundo balanço divulgado pela Anatel. No agregado, trata-se de um mercado que continua em queda, com 834 mil chips a menos na passagem de junho para julho, e que nos sete primeiros meses de 2016 acumula uma redução de 5,22 milhões de acessos.
O grande tombo veio mesmo em 2015, primeiro ano em que o setor encolheu. Do pico de quase 285 milhões de acessos, são 31,5 milhões a menos. E se as quatro principais operadoras móveis do país contam atualmente com menos clientes do que no auge, o impacto foi diferente para cada uma.
A mudança mais significativa foi a troca no segundo lugar, na prática disputado há anos entre Claro e TIM. A Vivo perdeu 9,7 milhões desde que atingiu seu máximo (maio/15), mas manteve-se na liderança e com os mesmos 29% do mercado.
A TIM foi a mais afetada em números absolutos pela nova conjuntura, com 12,2 milhões de clientes a menos desde seu máximo (fevereiro/15). A fatia de mercado da empresa caiu de 27% para 25%, sendo ultrapassada pela Claro, que perdeu 7,9 milhões de acessos desde seu pico (março/15). A diferença é pequena, mas aumentou entre junho e julho, de 276 mil para 434 mil clientes.
A Oi, que começou a perder clientes ainda em dezembro de 2015, tem atualmente 4,2 milhões menos de acessos que então. A participação da operadora no mercado móvel caiu de 18,5% para 17,7%. A redução no número de chips ativos tem relação com a queda na tarifa de interconexão e o impacto disso especialmente sobre o mercado pré-pago, onde o recuo é especialmente sensível – já foram mais de 213 milhões desses chips, mas atualmente perto dos 177 milhões.
A proporção pré/pós-pagos passou de 80/20 para 70/30. E junto com isso cresce o número de acessos em 4G. Em julho, já eram 42,99 milhões de chips LTE, alta de 3,2 milhões em um mês e de 17,5 milhões apenas em 2016. Nesse mesmo período, o número de acessos 2G (GSM) caiu 8 milhões, para 56,2 milhões.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43437&sid=8
DEP MKT TCS