TCs Notícias 056/2014: Governo corre para formar técnicos em IPv6

TCS Notícias 055/2014: Para a Anatel, corte de serviço ao fim da franquia vai chegar à banda larga fixa
1 de dezembro de 2014
TCS Notícias 057/2014: Anatel medirá o impacto do VoIP e outras tecnologias na telefonia fixa
1 de dezembro de 2014
Exibir tudo

TCs Notícias 056/2014: Governo corre para formar técnicos em IPv6

Parte do atraso na adoção de IPv6 no Brasil pode ser atribuído a demora do governo de adotar a nova versão do protocolo Internet. Um plano de emergência foi adotado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, para reduzir o gap governamental., revelou Daniel de Sousa Araújo, da SLTI, durante evento do NIC.br, realizado nesta quarta-feira, 26/11, em São Paulo.
Para acelerar a implantação do IPv6 no Govenro, o ministério do Planejamento definiu ações com menor e maior grau de dificuldade. Entre as mais fáceis, Araújo destacou as adequações de infraestrutura física, uma vez que a maioria dos equipamentos, há algum tempo, oferece suporte a IPv6, e adequações de infraestrutura lógica. Seriam, conforme explicou, mais ajustamentos de contratos com os provedores de acesso e serviços. 
A parte mais difícil inclui o treinamento das equipes, os testes pilotos e ações que trouxessem segurança para os gestores. Para tanto, o Ministério, junto com o NIC.br, criou turmas de treinamentos e, até agora, já capacitou 98 servidores federais para IPv6.  No total, serão oito etapas, cada um com duração de seis meses, para fazer a transição dentro dos órgãos do governo. “Tudo que acessa via web de fora está na primeira etapa, ou seja, é mais adequação de fornecedor que rede interna”, detalhou Araújo. 
O modelo de uso do IPv6 começou a ser ser desenhado em 2012, mas, somente em maio, o Ministério do Planejamento elaborou um levantamento de informações junto aos órgãos para diagnosticar a situação quanto a viabilidade e a preparação do uso do protocolo IPv6. Este levantamento teve a participação de 55 órgãos. “Os resultados mostraram que poucas instituições tinham experiência com a implantação deste protocolo. Poucos haviam feito testes pilotos e gestores tinham desconforto para implantar IPv6”, explicou. “A meta final é setembro de 2018, quando 100% do governo federal tem de ter IPv6 em tudo: redes internas, serviços para cidadãos”, completou Araújo. A cobertura completa do evento do NIC.br sobre IPv6 você pode ver no Portal da Abranet

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=38519&sid=11#.VHx1hjHF-IU

Dep. MKT TCS (mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *