TCS Notícias 049/2012: Telebras solta editais para levar PNBL a 56 municípios da região Norte

TCS Notícias 048/2012: Banda larga cresce 70% no País em um ano
20 de março de 2012
TCS Notícias 050/2012: Rio Digital leva Internet gratuita para Complexo do Alemão
22 de março de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 049/2012: Telebras solta editais para levar PNBL a 56 municípios da região Norte

 

Para dar conta das promessas de antecipação de etapas do Plano Nacional de Banda Larga na região Norte, a Telebras abriu nesta quarta-feira, 21/3, novos editais para a compra de equipamentos e serviços de implantação de infraestrutura básica – os sites onde serão instalados os instrumentos ópticos, de rádio e IP.
Na prática, a estatal retoma as contratações canceladas no ano passado – na esteira da suspensão de contratos determinada pelo Tribunal de Contas da União. Desta vez, porém, as contratações foram divididas em sete editais distintos, separados por trechos da rede. Mas alguns problemas continuam.
“Há pontos críticos na região Norte, como é o caso dos preços das obras civis. Temos dificuldade [em cumprir] com a tabela Sinap do TCU, porque no Norte os preços não são compatíveis, especialmente em transporte e logística”, revelou o presidente da Telebras, Caio Bonilha.
O executivo – ao lado de representantes do governo, Anatel e operadoras – foi mais uma vez prestar contas aos senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, dominado por parlamentares da região Norte.
Na reunião, as críticas à má qualidade dos serviços – ou à falta deles – se repetiram. “Todos os prazos dados [às operadoras privadas] não foram cumpridos. Ainda temos prefeituras que precisam pagar R$ 20 mil por mês por 1 Mbps”, lamentou o deputado estadual do Amazonas, Marco Antônio da Costa.
Com o acordo de uso das fibras da Eletronorte, a Telebras já tem condições de levar o PNBL a 198 municípios na região – mas faltam recursos. Dilema que, guardadas as devidas proporções, vale para o resto do país.
“Temos dinheiro para ligar as capitais, mas não temos para interligar os 4,2 mil municípios próximos das redes de fibras ópticas. E embora a Telebras, do Estado, tenha metas sociais, também precisa de receita”, emendou o secretário executivo do Minicom, Cezar Alvarez.
Daí que a ampliação do acesso à Internet na região Norte está sendo feita com os R$ 61,7 milhões que o Minicom repassou à Telebras no fim do ano passado. É com a maior parte desses recursos que os sete editais prevêem infraestrutura para 56 municípios.
O objetivo, assim, é conectar, ainda este ano, 19 municípios no Pará, 13 no Mato Grosso, 12 em Rondônia, dois em Roraima, três no Amazonas e dois no Acre – e as respectivas capitais – em tese, benefício direto a quase 15 milhões de habitantes.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=29670&sid=14

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *