TCS Notícias 044/2015: 5G: Desenvolvimento vive estágio crítico e requer muito espectro

TCS Notícias 043/2015: GVT e dados móveis impulsionam Telefônica, mas lucro líquido tem forte queda
29 de julho de 2015
TCS Noticias 045/2015: Cidades Digitais: Alagoas reestrutura projeto de Infovia
29 de julho de 2015
Exibir tudo

TCS Notícias 044/2015: 5G: Desenvolvimento vive estágio crítico e requer muito espectro

A disputa por espectro começa a se desenhar no 5G. O vice-presidente do conselho e CEO rotativo da Huawei, Ken Hu, sustentou que são necessários pelo menos 500MHz do espectro sub-6Hz para avançar com os testes da nova tecnologia. Para a fabricante, a 5G está em um estágio crítico e a aceleração do processo de desenvolvimento dessa rede requer inovação tecnológica, recursos adicionais de espectro e colaboração de toda a indústria. 
“Esperamos que todos os atores da indústria de TIC cheguem a um consenso sobre o espectro 5G o mais rápido possível. Com pelo menos 500 MHz do espectro sub-6 GHz para a 5G, teremos condições ideias para desenvolver essa tecnologia a nível global”, disse Hu.

Assim como a rede de transportes e de distribuição elétrica, a 5G se tornará uma peça fundamental da infraestrutura no futuro. Na era 5G, as operadoras precisarão de muitos mais recursos de espectro, para conseguir desenvolver tecnologias não só para celulares, mas também para a indústria automotiva, com soluções voltadas à carros conectados, e na indústria elétrica.  
“As tecnologias de realidade virtual e outras experiências de imersão do usuário estão cada vez mais presentes e exigem uma alta velocidade de banda. Os investimentos em interface e arquitetura de rede devem ser ampliados, ao lado de incentivos à novas tecnologias para que possamos atender a demanda do mercado. Estamos confiantes que podemos triplicar a eficiência do espectro da 5G com as nossas novas soluções e colaborar para a aplicação e desenvolvimento dessa rede no mundo”, completou Ken Hu.

Durante o evento em Xangai, realizado esta semana, a Huawei também demonstrou o primeiro protótipo 5G do mundo operando no espectro sub-6 GHz com taxa de transferência com pico alcançando 10 Gbit/s. Fabricante é uma das desenvolvedoras do 5G e planeja lançar o primeiro piloto da tecnologia em 2018.
Em junho, a União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da ONU para setor, divulgou o cronograma para o desenvolvimento do 5G. O grupo de trabalho da UIT para debater o tema decidiu ainda a padronização do 5G será chamada de IMT-2020, pelo menos até que se encontre outro nome. Até 2017, a UIT vai definir os requisitos técnicos para desempenho dos rádios 5G e os critérios para um fornecedor sugerir as tecnologias que poderão ser usadas.

A reunião do grupo de trabalho aconteceu em San Diego, nos Estados Unidos. Isso significa que qualquer proposta formal do setor para o estabelecimento de um padrão definitivo para o 5G só acontecerá em 2018.A especificação final e definitiva será votada em outubro de 2020, ano esperado pelo mercado para implementação das primeiras redes móveis de quinta geração. 

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40226&sid=17#.VbkeUvlViko

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *