Nesta sexta-feira, 8, a Internexa inicia oficialmente suas atividades no Brasil. Com 12 anos de atuação na América Latina, a empresa do grupo colombiano ISA chega ao País com uma meta ambiciosa: alcançar, nos próximos cinco anos, 21% do mercado brasileiro de serviços de transporte de dados e de acesso à Internet, tendo como clientes desde as pequenas até as grandes operadoras de telecomunicações.
Para isso, a companhia investiu US$ 30 milhões em uma rede ótica de 3,5 mil quilômetros, que atravessa os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a empresa possui 21 mil quilômetros de cabos terrestres em sete países da América do Sul. “Somos uma carrier de carrier pura e, com nossa infraestrutura direcionada às operadoras, temos a possibilidade de oferecer uma Internet mais rápida e acessível”, diz Genaro Garcia Dominguez, presidente da Internexa, que garante que esse backbone ainda irá crescer.
A melhor experiência de navegação a qual Dominguez se refere tem a ver com uma estratégia de regionalização de conteúdo, na qual a Internexa aposta suas fichas. Mais conhecida por CDN (sigla em inglês), essa solução consiste em servidores interligados em rede que cooperam de modo transparente para a distribuição localizada dos conteúdos mais pesados, como vídeo, aos usuários finais. “Nossos servidores CDN na Colômbia já estão funcionando e agora estamos com data centers também em Belo Horizonte e São Paulo. Depois virá Buenos Aires, Santiago, Lima…”, antecipa Rogério Carvalho, diretor responsável pela operação da Internexa no Brasil. “Nossa meta é crescer, atendendo desde as pequenas operadoras (SCM) até as grandes, com qualidade de serviço. Nos próximos cinco anos, investiremos US$ 150 milhões na região (América do Sul)”.
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )