A empresa alemã de análise de mercado GfK, a mesma que começou a entrar no mercado de medição de audiência da televisão no Brasil, soltou nesta terça-feira, 10/5, um novo levantamento sobre o grau de conectividade à internet. No ranking com 78 países, o Brasil fica em 42º.
O relatório avalia o nível de conectividade a partir do uso de diferentes ‘dispositivos’ – computadores, tablets, notebooks, televisores, videogames, carros, casas, e-readers, ‘vestíveis’ e smartphones. E gradua o peso de cada um com o uso.
Vai daí que a análise indica um crescimento relevante em um ano no uso de ‘vestíveis’ (+10%) e de televisores (+11%). Mas os smartphones seguem como o principal aparelho para os consumidores se conectarem, respondendo por mais de 45% do índice global brasileiro. É uma proporção semelhante à média dos 78 países avaliados.
Nessa posição, o Brasil fica em segundo na América Latina, atrás do Chile (20º) e à frente de Colômbia (53º), Argentina (54º) e Peru (60º). Também aparece na frente da Rússia (43º), China (47º) e Índia(72º). Hong Kong lidera o ranking, seguida pela América do Norte (o estudo não separa EUA, Canadá e México) e pelos Emirados Árabes Unidos.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42370&sid=4
DEP. MKT TCS