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Com 211 milhões de chips em funcionamento, os donos de celulares pré-pagos consideram que a qualidade e a cobertura merecem as piores notsa entre os diversos itens que integram uma pesquisa encomendada pela Anatel. Ainda assim, 48,3% dos entrevistados disseram que estão satisfeitos com os serviços – quase o dobro dos clientes de celulares pós pagos, entre os quais somente 29,5% se disseram satisfeitos. Para esse grupo, o preço é a maior queixa. 
Os dados são de mais uma etapa da pesquisa sobre qualidade percebida pelos usuários, realizada pela Meta Instituto de Opinião e custeada pela agência reguladora. No caso da telefonia móvel foram feitas 82,8 mil entrevistas – grosso modo com metade dos ouvidos em cada tipo de oferta (pré e pós), apesar dos pré-pagos serem 80% dos acessos em serviço. Do total de 264 milhões de linhas ativas (março/2013), 52,6 milhões são pós-pagas. 
A julgar pelos resultados divulgados nesta terça-feira, 23/4, esses usuários têm preocupações distintas. Como mencionado, os clientes de pré-pagos deram nota 6 para o nível geral dos serviços – sendo o item qualidade e cobertura o pior avaliado, com 48,7 (em 100), enquanto o principal ponto positivo ficou para a oferta de cartões, que recebeu o que seria a nota 77. 
Para os clientes de pós-pagos, o preço mereceu a pior avaliação – 39,7 – ficando abaixo do índice geral de satisfação, de 53,7. E em sentido oposto ao primeiro e mais numeroso grupo de consumidores, no caso dos clientes pós o quesito qualidade & cobertura foi o melhor percebido, com o equivalente a nota 59 conforme divulgou a Anatel. 
Internet
O estudo também perguntou aos entrevistados sobre a oferta de acesso móvel à Internet – em março já havia 68,2 milhões de clientes da chamada banda larga móvel, ainda que ‘larga’, no caso, seja um conceito bastante relativo. Não por menos, nesse serviço usuários pré e pós pagos concordam: o pior do serviço é a velocidade das conexões. 
A exemplo da primeira leva de números, no entanto, no caso da “banda larga” móvel os clientes pós pagos parecem mais exigentes – embora 43,7% deles tenham se mostrado satisfeitos com o serviço em geral, as críticas são fortes com relação à velocidade: 42,7% estão insatisfeitos, sendo que 23,3% se dizem ‘totalmente insatisfeitos’. 
No caso dos clientes da “banda larga” móvel pré paga, 74,7% aprovam em geral o acesso, mas também se queixam das velocidades alcançadas nas conexões à Internet. Entre eles, 37,3% estão insatisfeitos com esse quesito, mas 39,6% afirmaram estar satisfeitos. 
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33577&sid=8#.UXnAqrV_7Cc
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

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