TCS Notícias 028/2014: 4G x TV digital: Para Anatel, interferência “será incomum”

TCS Notícias 027/2014: Investigação nos EUA diz que Telexfree é pirâmide, e alvo eram brasileiros
16 de abril de 2014
TCS Notícias 029/2014: Operadoras investiram R$ 26,5 bilhões no Brasil
16 de abril de 2014
Exibir tudo

TCS Notícias 028/2014: 4G x TV digital: Para Anatel, interferência “será incomum”

 

A Anatel está confiante de que filtros de “US$ 5” darão conta dos problemas de interferência que eventualmente podem aparecer no uso da faixa de 700 MHz pela quarta geração da telefonia móvel. Não por menos, ao aprovar nesta quinta a minuta de edital, vai colocar simultaneamente em consulta pública o “Regulamento de Convivência” da TV Digital com o 4G.

“Os testes tentam prever hipóteses que em tese podem gerar algum tipo de interferência e quais as técnicas de mitigação que devem ser adotadas nessas situações. Não quer dizer que elas vão ocorrer”, ressaltou o relator deste regulamento, Rodrigo Zerbone.

Os testes realizados até aqui, por sinal, só terão análise concluída no fim deste mês. Até por isso, Zerbone propôs que os 30 dias da consulta pública do regulamente de convivência sejam iniciados em 2/5. Também devem ser realizadas três audiências públicas.

Segundo ele, “eventuais interferências serão localizadas e a maioria delas poderá ser mitigada com o uso de filtros adicionais na recepção ou na transmissão”. A Anatel está confiante que filtros “pouco maiores que uma moeda de um real” serão o suficiente para resolver os problemas que surgirem.

Como sustenta o relator, as medidas de ‘convivência’ são garantias adicionais, uma vez que já existe uma ‘banda de guarda’ de 5 MHz, além deu que os outros 5 MHz destinados à Segurança Pública também servirem como ‘guarda’. “Isso gera, de fato, uma banda de [guarda de] 10 MHz nos casos mais graves.”

Esses casos “mais graves” seriam nas regiões onde o canal 51 será utilizado – mas, segundo Zerbone, isso não se dará na maior parte do país. Finalmente, também já está prevista uma outra medida preventiva, que trata do afastamento dos canais de maior potencia das ‘zonas de fronteira’ entre os dois serviços.

Como outras providências possíveis, o regulamento prevê o estabelecimento de distancias mínimas entre transmissores e receptores, a utilização de filtros adicionais da transmissão e recepção, alteração das características das antenas de transmissão e recepção e a adequação das potências de transmissão.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36474&sid=8#.U03V-_ldVWg

Dep. MKT TCS (mkt@bcatelecom.com.br )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *