TCS Notícias 027/2015: Em 2020, mais de 1,6 zettabytes armazenados a partir da IoT

TCS Notícias 026/2015: Justiça do Rio manda teles suspenderem fim da franquia de dados
4 de maio de 2015
TCS Notícias 028/2015: Brasileiros seguem sem querer pagar pelo uso dos aplicativos
4 de maio de 2015
Exibir tudo

TCS Notícias 027/2015: Em 2020, mais de 1,6 zettabytes armazenados a partir da IoT

Em cinco anos, mais de 1,6 zettabytes vão estar armazenados, o que significará um crescimento de até sete vezes em relação ao apurado em 2014 – 200 exabatytes. Todo esse volume de informações é e será oriundo dos dados capturados pelos objetos conectados à Internet das Coisas, revela relatório da ABI Research. E essa avalanche de dados impõe uma reestruturação imediata nos modelos de negócios.
“Há uma mudança em curso de arquitetura de TI. A Internet das Coisas está deixando de ser computação em nuvem e está se dirigindo par uma computação mais abrangente, de ponta (Edge computing). Há uma transformação estratégica em curso e essa guinada abre frente para que novos fornecedores de hardware e software despontem. O momento é agora”, avalia Aapo Markkanen, analista-chefe da Abi Research.
Ainda de acordo com o especialista, esse armazenamento explosivo de dados mostra uma faceta importante: a maior parte das informações segue inacessível para análise. E é nesse ponto que a transformação deverá acontecer. “Não se pode armazenar dados e não saber o que eles querem dizer. Hoje, apenas uma fração dessa massa de dados está, de fato, sendo capturada para análise. E sem tratar esse dado, não há porquê armazenar. E as empresas estão ficando cientes que dado é para ser analisado”, complementa Markkanen.
O impacto da Internet das Coisas no Brasil será o tema central da 15ª Rio Wireless, que acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro. Conheça a programação e saiba como participar.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39494&sid=3
Dep. MKT TCS (mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *