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TCS Notícias 027/2013: Telecom crescerá 35% e chegará a US$ 99.42 bilhões em 2017

 
A economia forte, o aumento na concorrência, a expansão dos backbones e das redes de banda larga no país vão levar o mercado de telecomunicações brasileiro a crescer de US$ 73,08 bilhões em 2011 para US$99.42 bilhões em 2017, o que representa um incremento em torno de 35%, revela estudo da Frost&Sullivan, que cobre os segmentos de telefonia fixa, voz e dados móveis, banda larga fixa, serviços de comunicação de dados e TV paga, divulgado nesta segunda-feira, 25/03.
“Os setores de TV paga, banda larga fixa, dados móveis e serviços de valor agregado são os que mais devem crescer no país, devido às baixas taxas de penetração destes serviços,” disse o Gerente de Telecomunicações da Frost & Sulivan, Renato Pasquini. “O lançamento de aplicações over-the-top sobre redes de banda larga, além de combos e ofertas avulsas de TV paga e soluções móveis inovadoras levarão ao surgimento de novos modelos de negócio, como o chamado tiered pricing (prática de preços escalonados), o que ajudará a estimular o crescimento das receitas do setor”, acrescenta o analista.
A recente aprovação da Lei do SeAC, que permitiu às operadoras ofertar serviços de TV a cabo e IPTV, deve ajudar a reduzir os preços da ultrabanda larga e acelerar sua adoção. Esta desregulamentação da TV a cabo e o crescimento da TV paga como um todo também deve aumentar a concorrência, reduzindo ainda mais os preços, pondera o levantamento. A desoneração de redes foi um feito, mas a alta carga tributária sobre serviços ainda é um risco para a expansão da banda larga.
“Operadoras precisam negociar entre si, com distribuidoras de energia e concessionárias rodoviárias, com o governo e outras empresas. Isso permitirá que minimizem custos, evitem burocracia na construção e no compartilhamento de infraestrutura, além de receberem incentivos regulatórios como o unbundling, EILD (Exploração Industrial de Linha Dedicada) e regimes de interconexão”, salienta Pasquini. Ainda de acordo com o estudo, a oferta de planos pré-pagos, híbridos e alternativos, bem como combos e ofertas econômicas, ajudará operadoras a manter o crescimento da base de clientes no país.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33334&sid=8
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

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