O futuro dos provedores de internet passa pela oferta de serviços de valor agregado, indo além do fornecimento apenas do acesso. “Às vezes, o provedor está muito focado no acesso, mas, no fim do dia, isto é commodity”, afirmou o presidente do Conselho da Abranet, Eduardo Parajo, durante painel sobre computação em nuvem na 8ª edição do evento da Abranet.
Enquanto os representantes da indústria, Silvio Oliveira, da Microsoft, e José Papo, da Amazon, explicaram como a computação em nuvem pode incrementar o portfolio dos provedores de internet, Parajo, da Abranet, chamou a atenção para o potencial de fidelização que as ofertas de serviços como e-mail ou armazenamento têm. “Quando a concorrência aumenta, cliente vai ficar com quem tiver mais serviço”, frisou Parajo.
Na mesma linha, Oliveira, da Microsoft, ressaltou que os provedores de internet, mesmo os pequenos, precisam fomentar valor para seus clientes e sustentou que, hoje, já é possível estruturar uma ampla gama de oferta de serviços na nuvem. “Ainda tem uma longa estrada a ser percorrida. Há oportunidades nessa viagem”, ponderou o executivo, quando questionado sobre o estágio atual de adoção e venda de soluções na nuvem por parte dos provedores de internet.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36484&sid=29#.U0wOWPldVWg
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )