TCS Notícias 025/2015: Ministério da Justiça notifica TIM por oferta do WhatsApp

TCS Notícias 024/2015: Dados explodem e bancos aumentam gastos com hardware no Brasil
22 de abril de 2015
TCS Notícias 026/2015: Justiça do Rio manda teles suspenderem fim da franquia de dados
4 de maio de 2015
Exibir tudo

TCS Notícias 025/2015: Ministério da Justiça notifica TIM por oferta do WhatsApp

O acordo exclusivo firmado entre a TIM e o WhatsApp, do Facebook, está na mira do Ministério da Justiça. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ) notificou nesta sexta-feira, 24/04, a operadora para prestar esclarecimentos sobre a publicidade do serviço de acesso à Internet TIM Whatsapp Ilimitado.

Foram solicitadas informações sobre divergências quanto à oferta e publicidade do serviço e as condições e limitações contratuais, a fim de se verificar os indícios de publicidade enganosa e se todos os direitos e garantias dos consumidores estão sendo respeitados.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon/MJ, Amaury Oliva, “é dever do fornecedor informar, esclarecer e orientar o consumidor sobre todas as condições do serviço ofertado. A oferta e a publicidade revelam o padrão ético das empresas. Não podemos admitir que elas se aproveitem da vulnerabilidade dos consumidores, criem falsas expectativas e enganem o consumidor”. 
A operadora terá o prazo de até dez dias para prestar os esclarecimentos à Secretaria. Se condenada, pode ser multada em valores que chegam a R$ 7 milhões. Em nota oficial, a TIM diz que adota uma política transparente e que ‘sempre incluiu, nas suas peças publicitárias, a data de validade da referida promoção, tal como usual nas comunicações de ofertas praticadas por todo o mercado”. Tele também reporta que prestará todas as informações requisitadas e lembra que foi fechado um acordo com o governo para o uso de um código de conduta pelas operadoras.

A parceria TIM e WhatsApp é alvo de discussão em função da possível quebra de neutralidade de rede, tema que está no centro do Marco Civil da Internet e que será regulamentado pela presidenta Dilma Rousseff.

*Com informações do Ministério da Justiça e da TIM

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39446&sid=8

Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *