TCS Notícias 021/2012: Especial: é hora de começar um projeto corporativo de IPv6

TCS Notícias 020/2012: América Móvil, dona da Claro, investirá até US$ 9 bi em 2012
13 de fevereiro de 2012
TCS Notícias 022/2012: Empresas de SCM e Seac migram para o SindiTelebrasil
15 de fevereiro de 2012
Exibir tudo

TCS Notícias 021/2012: Especial: é hora de começar um projeto corporativo de IPv6

 

A conversão das redes corporativas e sites para o novo protocolo de internet sob o padrão IPv6 é necessário porque o suprimento de endereços IPv4 está quase no fim. Um IPv4 tem o comprimento de 32 bits, criando 4 bilhões de endereços. O IPv6 tem o comprimento de 128 bits, criando mais de 340 undecilhões de combinações, que é um 34 seguido por 34 zeros, um suprimento virtualmente ilimitado.

 Em novembro de 2011, uma pesquisa realizada pela Infoblox, um fornecedor de automatização de infraestrutura de rede, descobriu que 25,4% das zonas na internet sob os domínios .com, .net e .org dão suporte para IPv6, somente 1,27% acima da pesquisa de 2010.

 Em termos de adoção de IPv6 em empresas, pouco se tem feito para a atualização. Jim Frey, da empresa de pesquisa Enterprise Management Associates, comenta outra pesquisa da Infoblox, que diz que apenas 9% das empresas pesquisadas completaram o lançamento, 68% afirmaram que “tiveram pouco ou nenhum progresso na conversão”, enquanto 23% disseram estar no meio do lançamento.

 A conversão pode não parecer prioridade, mas a pressão para atualização varia de acordo com o tipo de negócio, afirma Arpit Joshipura, diretor de marketing da Force 10 Networks, um fornecedor de equipamentos de rede recentemente adquirida pela Dell. As empresas mais propensas à adoção são as focadas em Web 2.0, como sites de rede social. Sob menor pressão estão empresas de centros de dados.

 Sendo esse o caso, os operadores de centro de dados de empresas podem planejar um projeto menor focado em sua rede.

 “Vemos empresas reconhecendo sua necessidade de planejamento, mas compreendendo que pode ser feito em partes. Poucas pessoas com as quais converso pensam sobre realizar a atualização do começo ao fim, porque a análise do custo e benefício é inexistente”, afirmou Keith Stewart, gerente de produto da Brocade Network.

 Provedores de serviço lideraram o mercado na migração do IPv6 e possuem agora a oportunidade de monetizar suas habilidade para aconselhar outros sobre a mudança. Mas a ampla adoção se apresenta como uma dessas situações “da galinha e do ovo”, afirma Leslie Daigle, diretor de tecnologia de internet da Isoc.

 Provedores de conteúdo não veem motivação em fornecer qualidade de produção se o acesso ao IPv6 é baixo. Enquanto isso, ISPs não veem motivo em prover serviços IPv6 para seus clientes a não ser que tenha conteúdo disponível.

 O dia do IPv6 de 2012, a ser realizado no dia 6 de junho, não é o evento de somente um dia para promover a tecnologia, como aconteceu no ano passado, mas é a data pela qual os participantes oferecerão o protocolo  como parte de seu serviço regular.

Fonte: http://itweb.com.br/53526/especial-e-hora-de-comecar-um-projeto-corporativo-de-ipv6/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *