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Com a liberação das chamadas de voz do OTT para toda a plataforma Android, anunciada nesta terça-feira, 31/03, e segundo a empresa, para o iOS, da Apple, em poucas semanas, o WhatsApp, comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões, volta a atormentar as operadoras de telecomunicações.  O OTT já causou uma mudança radical no consumo de mensagem de texto. O SMS, maior produto de dados das teles, perdeu receita e impactou o balanço financeiro de serviços adicionados.
E, agora, com o VOIP, a receita de voz – que nao para de cair pelo maior incremento do uso dos dados- também tende a ser afetada, uma vez que as ligações são gratuitas e funcionam nas redes Wi-Fi. Segundo a OVUM, até o final do ano, pelo menos 20 milhões de usuários – da base de mais de 700 milhões de usuários do OTT – devem testar a ferramenta, o que representa pouco mais de 3%. E só esse público já deve pesar nas receitas das teles, acrescenta a consultoria. 
O senão para o WhatsApp será, como todos os demais provedores de VOIP, enfrentar a qualidade da infraestrutura de rede para a oferta do serviço. “Um serviço de voz sem qualidade desagrada o consumidor, mesmo sendo gratuito e o WhatsApp dependerá de rede alheia”, sinaliza a OVUM.
“Mas há também a possibilidade de o OTT conquistar a ‘simpatia’ do internauta por estar levando um serviço de voz para áreas onde não há como ter essa opção. Mas o WhatsApp que se prepare: haverá reação das teles”, complementa o relatório da consultoria. Expectativa do WhatsApp é alcançar a meta de 1,1 bilhão de usuários em 2015.
Em Barcelona, no Mobile World Congress, as teles foram taxativas ao cobrarem regras e medidas iguais para todos. Com o VOIP, o WhatsApp entra numa seara ainda mais delicada do negócio das operadoras. Medidas regulatórias devem vir à tona e o papel do governo só tende a ampliar. No evento, o governo brasileiro sinalizou com debates entre as partes.
*Com informações de agências internacionais e da OVUM. 
Fonte:http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39292&sid=8#.VSLoCvnF-IU 
Dep. MKT TCS (mkt@bcatelecom.com.br) 

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