TCS Notícias 020/2013 : Com escassez de numeração, Anatel libera operadoras pequenas do código de seleção

TCS Notícias 019/2013 : Desoneração de redes favorece o 4G
19 de fevereiro de 2013
TCS Notícias 021/2013 :Em São Paulo, prefeitura negocia antenas em troca de Wi-Fi gratuito
25 de fevereiro de 2013
Exibir tudo

TCS Notícias 020/2013 : Com escassez de numeração, Anatel libera operadoras pequenas do código de seleção

 
Para superar a escassez de recursos de numeração, a Anatel aprovou nesta quinta-feira, 21/2, um regulamento que permitirá que pequenas operadoras de telefonia – com até 50 mil clientes por região do Plano Geral de Outorgas – façam chamadas de longa distância sem a necessidade de discagem de Código de Seleção de Prestadora (CSP). 
Em resumo, os clientes dessas empresas deverão acertar previamente essa opção com a operadora. Assim, os usuários apenas discarão o DDD antes do telefone pretendido. 
Trata-se de uma tentativa de resolver uma encrenca antiga: a falta de CSPs para todas as interessadas. Como esse código é composto de dois dígitos, a quantidade de combinações é limitada – especialmente porque há combinações descartadas, como os casos de 11, 22, 33, etc. 
No total, existem 72 CSPs passíveis de utilização, sendo que a Anatel já atribuiu 61 deles. Como alguns foram devolvidos, segundo o voto do relator, Roberto Pinto Martins, há 48 em utilização e 24 disponíveis – sendo que há pelo menos 37 pedidos pendentes na agência.
A solução adotada, no entanto, não foi consensual. O conselheiro Rodrigo Zerbone preferia uma fórmula alternativa, que previa o compartilhamento de CSPs por pequenas operadoras, como forma de ser mantida a digitação padronizada (0+XX+DDD+número). 
Mesmo em um debate onde claramente restaram dúvidas sobre as duas propostas apresentadas, a agência preferiu aprovar uma delas. “O pior dos mundos é continuar como está”, destacou Pinto Martins.
 
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33080&sid=8 
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *