TCS Noticias 017/2014: Sinal da internet no Itaquerão é bola murcha

TCS Noticias 016/2014:Anatel calcula novo leilão de posição de satélite em R$ 70 milhões
13 de março de 2014
TCS Notícias 018/2014: BNDES atende provedores Internet e inclui fibra óptica no FINAME
25 de março de 2014
Exibir tudo

TCS Noticias 017/2014: Sinal da internet no Itaquerão é bola murcha

 
 

Principais operadoras têm problemas de conexão no entorno do palco da abertura da Copa do MundoLUCILENE OLIVEIRA

lucilene.oliveira@diariosp.com.br

A 85 dias da abertura da Copa do Mundo, quem precisa usar a internet no entorno do estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste da capital, precisa ter paciência para aguentar as oscilações do sinal ou simplesmente se conformar em não conectar.

 A região, que deveria ter estrutura de conexão exemplar por se tratar de um dos estádios mais importantes para a Copa, mal consegue manter constante o sinal 3G. Para conferir como é a oferta de sinal, o DIÁRIO foi até o bairro e conversou com clientes da Claro, Oi, Tim e Vivo.

 O estudante de engenharia Ivan Oliveira é cliente da Claro. A pedido da reportagem ele tentou postar em uma rede social uma das 50 fotos que fez do Itaquerão. Após duas tentativas sem sucesso, ele desistiu da tarefa. “O 3G oscila muito para subir foto”, constatou.

 O comerciante José Vieira só consegue utilizar o celular da Vivo porque mudou o ponto de  parada do seu carrinho de lanches. “Eu ficava uns 300 metros para a frente e não conseguia usar o celular. Aqui a conexão não é muito firme, mas pega.”

 A internet da professora Josi dos Santos não chega nem a oscilar. Cliente da Oi, ela desistiu de tentar acessar a internet  perto do estádio que será palco da abertura da Copa. “A mensagem de que está conectando aparece eternamente, mas não abre nenhuma página”, reclamou.

O analista de redes Fábio Mostafe também não teve sucesso na tentativa de acessar a web com o seu aparelho da Tim. “Eu vi que tem cabos das empresas de telefonia no chão. Espero que funcione depois que finalizarem as  obras porque agora o sinal é bem ruim”. De acordo com o SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel de Celular),  a demora para a liberação dos estádios dificulta a instalação da infraestrutura interna de telefonia móvel nos locais.

 Ligação é feita sem dor de cabeça perto do estádio

Quem precisou fazer ligações com o celular nos arredores do Itaquerão não teve problemas na manhã de ontem. As chamadas que até a semana passada sofriam constantes interferências estão sendo feitas normalmente.  A especulação dos comerciantes da região e de quem circula com frequência pelo local é de que uma torre instalada na frente do estádio interferia nas chamadas. “Eles tiraram a torre ontem (segunda-feira) e hoje não estamos tendo problemas com o telefone”, disse a professora Josi dos Santos, que antes não conseguia fazer ligações com o seu aparelho Oi. “Não está nem com o zumbido que ficava durante a ligação.”

Instalação de antenas em tempo recorde

Segundo o SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel de Celular), embora as prestadoras tenham iniciado as negociações com as administrações dos estádios em maio de 2013 para a instalação dos equipamentos necessários para a distribuição de sinal 4G, o fechamento do acordo comercial só foi feito agora, a  90 dias do início da Copa do Mundo, enquanto o prazo médio de instalação desse tipo de cobertura é de 150 dias. O equipamento terá de ser instalado em tempo recorde.

Operadoras dizem investir em melhoria

Apenas duas operadoras se manifestaram sobre a baixa velocidade no entorno do estádio. A Vivo explicou que será implantado antenas e aparelhos de transmissão para uso compartilhado das operadoras. A Oi afirmou que está investindo em aparelhos para a melhoria da fluidez do tráfego de dados e que estes equipamentos ficarão como legado após o evento.  A Claro e a Tim não responderam.

 
Fonte: http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/65744/Sinal+da+internet+no+Itaquerao+e+bola+murcha
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *