A Netflix, que domina 66% do mercado na América Latina, é a primeira OTT 100% cloud computing, após um processo que durou sete anos. A empresa concluiiu a transferência de todos os seus dados para a nuvem a partir de serviços contratados junto à Amazon e ao Google. A companhia fechou todos os seus data centers próprios e optou pela nuvem de terceiros.
De acordo com dados do mercado, em horário de pico, a Netflix é responsável por 40% da largura total de banda da internet, ultrapassando, sites como YouTube e Facebook, que correspondem a 15% e 2,7%, respectivamente.
“Dependemos na nuvem para todos as nossas necessidades escaláveis de computação e armazenamento, nosso business, nossos sistemas e processamento de dados que fazem o Netflix”, afirmou a empresa em blog para explicar a mudança tecnológica.
Ainda de acordo com a Netflix, para o cliente, a mudança para nuvem vai significar ter acesso a vídeos mais rápidos e com melhor qualidade em todo o mundo. “A migração para a nuvem trouxe vários benefícios. Nós temos oito vezes mais assinantes do que tínhamos em 2008, e eles são muito mais ativos, com a visualização crescendo três vezes”, completa a OTT, que, porém, não revelou o montante gasto nessa migração tecnológica.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41691&sid=97#.Vsr9EfkrLIU
Dep MKT TCS ( mkt@consultoriasteelcom.com.br )