TCS Notícias 001/2015: TV paga: Acessos via fibra ainda ficam abaixo de 1% no Brasil

TCS Notícias 059/2014: Serpro pretende ampliar projeto de VoIP baseado em software livre
9 de dezembro de 2014
TCS Notícias 002/2015: TV paga: Embratel, Claro e Net dominam o mercado com 53,01% dos acessos ativos
18 de janeiro de 2015
Exibir tudo

TCS Notícias 001/2015: TV paga: Acessos via fibra ainda ficam abaixo de 1% no Brasil

Os dados da Anatel mostram que as operadoras estão bem cautelosas na ativação de acessos FTTH, ou fibra óptica nas suas redes na oferta da TV paga.  De outubro para novembro, por exemplo, foram ativados apenas 5.316 novos acessos e essa média tem sido mantida desde janeiro de 2014, quando a Anatel somou 40.209 acessos ativos de fibra óptica. Em novembro, foram 89.663 acessos de fibra ativos, ou 0,45% do mercado, segundo dados divulgados pela agência reguladora, nesta segunda-feira, 12/01.
No Futurecom 2014, as operadoras deixaram claro que os investimentos em fibra – para banda larga de ultravelocidade e para serviços de TVs, entrel eles, o IPTV,  passam pela discussão se o ativo será ou não reconhecido pelo governo como um bem reversível. O tema está na Anatel. O presidente da agência, João Rezende, já disse que na opinião dele não o é. Mas o debate terá que passar pelo Conselho Diretor e pelo próprio Ministério das Comunicações, agora, sob o comando de Ricardo Berzoini.
Em dezembro, o Minicom informou que os projetos aprovados pelo Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL) – criado para, entre outras coisas, fomentar o uso da fibra no país – somaram investimentos de R$ 7,9 bilhões. Os principais tipos de rede que serão construídos pelas empresas são as de acesso óptico e as de acesso metálico, mas também há projetos em outras áreas, como satélites e redes de acesso móvel.
O Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do MiniCom analisou os 1.421 projetos apresentados até agora pelas empresas para receber o benefício do Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga. Desses, 631 projetos foram aprovados e os demais estão dependendo de as empresas fazerem ajustes, apresentarem documentos ou acrescentarem outras informações necessárias para a avaliação da área técnica.
As empresas ainda têm até 30 de junho de 2015 para apresentar novas propostas. A prorrogação do prazo para apresentação de projetos, que terminou originalmente em junho passado, foi publicada em 14 de novembro último, por meio da lei n.º 13.043.

*Com informações da Anatel

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=38726&sid=8#.VLxM7CvF-IU
Dep. MKT TCS ( mkt@bcatelecom.com.br ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *